Seguro

Como o seguro de vida pode ajudar a família

01 de Junho de 2023


Não existe bem mais precioso do que a nossa família, seja ela de sangue ou de coração. São nossos familiares que nos aparam nos momentos mais difíceis e estão sempre presentes para celebrar as pequenas e grandes conquistas. E não existe maior demonstração de afeto do que zelar por essas pessoas que tanto amamos.

O seguro de vida é o melhor presente que alguém pode dar para si e para seus entes queridos. É uma forma de garantir que todos usufruam das coisas boas da vida de forma tranquila e despreocupada.

Por meio da contratação desse serviço, nós amparamos nossa família em possíveis situações delicadas como morte, invalidez permanente, doenças graves e internações hospitalares, por exemplo. São reflexões difíceis, mas necessárias.

Em qualquer uma dessas situações, o abalo emocional já carrega um grande fardo, podendo ser minimizado com as comodidades de um seguro de vida adequado. Isso porque não há qualquer necessidade de ser preocupar com questões financeiras ou burocráticas.

Esse tipo de seguro pode ser contratado de maneira individual, garantindo a indenização de terceiros em caso de morte, doença, ou outras situações, ou de forma coletiva, se estendendo para cônjuges, filhos e outros membros da família (ou mesmo amigos próximos). Neste caso, todos entram na cobertura do seguro e podem garantir tranquilidade financeira para cada membro da família.

 

Como funciona um seguro de vida?


Um seguro de vida se trata de um contrato firmado com uma seguradora para garantir indenização em caso de eventos previstos na apólice. De modo geral, todos os seguros de vida oferecem cobertura por morte. Essa é uma exigência nacional. Mas demais coberturas podem ser adicionadas ao contrato, como invalidez permanente total ou parcial, seja por acidente ou doença; despesas médicas, hospitalares e odontológicas; diárias por incapacidade temporária; diárias por internação hospitalar; e diagnóstico de doenças graves.

As coberturas a serem escolhidas variam conforme o perfil de cada segurado, que é analisado por meio de uma avaliação individual feita com o cliente e a seguradora na hora da elaboração do contrato do serviço.

Por conta dessa individualidade de cada segurado, os valores também variam de pessoa para pessoa – tanto o valor da indenização quanto o valor pago por mês pelo segurado. Algumas particularidades que podem causar variação no preço são, por exemplo, perfil de risco, local de residência, local de trabalho, quantidade de pessoas a serem indenizadas, entre outros aspectos.

Assim que a cobertura for escolhida e o valor total do seguro for calculado, a seguradora então determina o valor do prêmio do seguro, ou seja, das parcelas que serão pagas anualmente ou mensalmente, dependendo do que for previamente acordado com a seguradora.

Caso alguma das situações contidas no contrato do seguro vier a se concretizar, a indenização é paga aos beneficiários que foram escolhidos no momento da contratação. Se por algum motivo nenhuma dessas pessoas estiver acessível, seus dependentes legais receberão o valor.

Vale lembrar que os contratos de seguro de vida normalmente possuem data de vencimento. Cabe ao segurado optar por renovar o contrato e continuar pagando os valores mensais/anuais, ou cancelar o serviço. Neste segundo caso, os valores iniciais já pago não são reembolsados e todas as coberturas perdem sua validade imediatamente.

 

O seguro de vida nada mais é do que uma afirmação de todo o amor, carinho e cuidado que uma família tem entre si. É uma maneira altruísta e sincera de pensar no futuro de cada ente querido, mesmo quando não estivermos mais presentes.  

Fale conosco via Whatsapp